quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Teatro do Folclore( Script)

Teatro: FOLCLORE
Preserve a natureza e o folclore
Escrito e dirigido por Fabiana Restone e Shana Mucke
Narrador: Em uma floresta, muito, muito, muito distante, onde todos os personagens do folclore moram algo de muito ruim está acontecendo. Cada personagem está em um canto da floresta, muito tristes e cansados. Pois havia muita sujeira espalhada pela mata, não sabiam o que fazer para mudar tudo isso.
Foi quando de repente o saci surgiu do nada... trazendo uma grande ideia .
(O Saci entra pulando e com jeito de bravo...).
Saci: Meu Deus que calor... e que sujeira...Isso não pode continuar assim tenho que tomar uma providencia. Aliás, sozinho eu não consigo nada vou chamar todos os meus amigos protetores das florestas e juntos iremos reclamar desta sujeira.
(Saci vai até perto dos outros personagens e chama um a um.).
Saci: Iarinhaaaaaaaaaa... venha vamos conversar...
Piráaaaaaaaaaaaa... Pirá...Pirá...ai Curupiraaaaaa vamos precisamos nos reunir.
Tatáaaaaa você também tem que ir.
Boto... Vamos!!!!
Vitória Régia, por favor, venha...
Venham temos que conversar seriamente.
Todos: O que foi o que foi estamos cansados...
Saci: O nosso mundo está sendo destruído e temos que tomar uma atitude. O que vocês acham?
Iara: (Se destaca) Espera aí, eu vou falar... Todo mundo sabe que eu sou a mãe das águas... Não sabem????? Agora vocês pensem em um rio sujo... multiplica...Pois é onde eu e minha beleza moramos...
Por isso concordo com você Saci.... Mas o que vamos fazer?
Saci: Eu pensei.... ( O Saci é interrompido pelo Curupira)
Curupira: Já sei vamos nos mudar para outra floresta...
Outra personalidade do Curupira: Não não Curupira nós temos que educar os seres humanos
Curupira: (Fala para o Boitatá) E aí Tatá o que tem a dizer?
Boitatá: Aí cara o que tenho pra dizer é que eu tô soltando fogo pelas ventas. Estou muito bravo com toda esta poluição.
(Vitória Régia chega tentando acalmar os ânimos)
Vitória Régia: Calma Boitatá, temos que pensar bem antes de agir.
Boitatá: Fala com irritação com a Vitória Régia...
E tu Régia o que sugeres então?
Vitória Régia: Meu nome é VITÓRIA RÉGIA, não se esqueça disso.
(Boto vem de mansinho e com gingado)
Boto: E aí Vitória Régia o que tu acha da gente fazer... tipo assim...um protesto...com aquelas paradas de bandeira e tal...
Saci: (empolgado) é isso mesmo, gostei muito da ideia dele.
Narrador: Todos concordaram e foram se preparar...
Ai meu Deus será que isto vai dar certo????
Estou com medo...
(Todos voltam preparados para o protesto)
Todos: (2x) Eza, eza, eza salvem a natureza...
Ore, ore, ore salvem o folclore....
Saci: (diz para as crianças)
Olá pessoal meu nome é Saci Perere. Eu e meus amigos viemos aqui para dizer chegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!
Os seres humanos estão destruindo a natureza, o nosso lar...
Não aguentamos mais...
Curupira: (com tom de imposição)
É mesmo! Chega de jogar lixo no chão e outras porcarias
Quando a chuva chega leva tudo isso para os rios e matas. Estou com tanta sede que não posso tomar minha agua limpinha... e fresquinha...
Iara: E eu então, que sou a rainha das águas estou com meu cabelo imundo... louca para lavar e deixa-lo novamente sedoso. Mas não posso... Porque a água está poluída.
Boitatá: Para de frescura, todos aqui estamos preocupados e insatisfeitos com o desrespeito com o nosso lar. (neste momento o boitatá se mostra frágil e começa a chorar repetindo a palavra lar...). lar... lar...
Vitória Régia: (com ar de professora) Se cada um fizesse a sua parte, colocando seu lixo no lixo, ou reciclando, nós não estaríamos nesta situação. Vocês não acham?
Boto: Mas olha que agora me brilhou uma ideia... E se a gente tivesse um ou mais representantes  para nos ajudar?
Saci: (Pula bem alto)
Crianças qual de vocês querem nos ajudar? E se tornar um parceiro da natureza?
(Neste momento se coloca as faixas nas crianças)
Todos: Tudo vai melhorar. Obá!!!!!
Narrador: Crianças comecem as mudanças nas suas casas.
Limpem tudo e coloquem o lixo no lixo e ajudem os adultos a reciclarem.
Falem com os seus amiguinhos e sejam vocês também parceiros da natureza!!!
Mas nunca se esqueçam dos nossos amigos do folclore!!!!
Vamos lá, pessoal....
Todos: (2x) Eza, eza, eza salvem a natureza....
Ore, ore, ore salvem o folclore....
Os personagens vão saindo enquanto cantam...

Fim

Elenco
Saci: Professora Shana Mucke
Boto: Professora Fabiana Restone
Curupira: Professora Tamara
Iara: Professora Jéssica
Boi Tatá: Professora Tiéle
Vitória Régia: Professora Tainã
Narradora: Professora Carina
Fotografia: Secretária Gabriela







12 comentários:

  1. Amei meninas! vcs salvaram a nossa comemoração do folclore, pois estou num estado de "demencia" que achei que não daria pra fazer nada com minha turma do 5ºano... e a ideia de vcs eh pratica e passa o principal que eh o cuidado com a natureza, a começar pela nossa propria casa!
    parabéns colega Shana!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabêns... Vou Usar em meu Trabalho...

    ResponderExcluir
  3. PARABÊNS!!! vou USAR DE EXEMPLOS PARA TRABALHAR .

    ResponderExcluir
  4. amei a ideia. Parabéns
    realizaremos amanhã homenageando os estudantes e focando o tema do nosso projeto: Diversidade Cultural: Conhecendo, convivendo e respeitando.

    ResponderExcluir
  5. oLA PROFESSORA GOSTEI DO SEU TEXTO. POSSO USAR EM UM TRABALHO?

    ResponderExcluir
  6. Minha filha está participando deste teatro
    Ela e a vitória régia

    ResponderExcluir
  7. Queria essas roupas para apresenta quando a prof manadar eu fazer um teatro😄😄

    ResponderExcluir